14 de Maio de 2020
A Dengue também é uma realidade

O município de Santo Amaro da Imperatriz encerrou o ano de 2019 com um total de 18 focos do Aedes Aegypti, o infame “Mosquito da Dengue”, um número muito expressivo para o perfil que o município possui. Pois bem, apesar de estarmos em um momento de menos calor, e de menos chuva, até agora Santo Amaro da Imperatriz computa 19 focos, tendo dois já sido tratados e eliminados, mais que o período total do ano passado.
Santo Amaro da Imperatriz possui uma rede de 60 armadilhas espalhadas por toda extensão urbana do município, assim como algumas áreas rurais. Essa atividade de monitoramento é realizada rigorosamente a cada sete dias, pois esse é o período que uma larva leva até chegar a idade adulta. Fora a atividade de inspeção de armadilhas, o Programa de Combate à Dengue (PCD) possui Pontos Estratégicos que fiscaliza a cada quatorze dias, sendo esses, cemitérios, borracharias, lojas de materiais de construções, oficinas, etc.
Quando em uma armadilha ou em um ponto estratégico encontra-se uma amostra positiva para o Aedes Aegypti traçamos um raio de 300 metros em torno desse foco e é realizada investigação para identificar se houve propagação do vetor, ou verificar qual a origem do foco.
Mesmo com todo o esforço árduo da Vigilância em Saúde ( Programa de Combate à Dengue), se faz necessário também o empenho da população para eliminar os depósitos com água de suas casas. Esses depósitos são os já conhecidos e famigerados, pratos de plantas, pneus, bromélias, todo e qualquer material que possa acumular água.
Para que o combate à dengue seja intensificado segue a informação das áreas em foco, para que haja colaboração mútua entre a população e o poder público para eliminação desse mal que além de não ter um medicamento que combata, ainda pode levar a morte;
Bairro Centro foco abrange as ruas: Frei Fidêncio Feldman, Mansur Elias, Prefeito José Kehrig/Santana, Clemente Thiago Diniz, Jornalista Lírio Bossle, Felício Elias, Vidal Procópio Lohn, Prof. Silveira de Matos, Zari José Farias, Vanda Derner, Natividade, Pedro Kloppel, Paulo Becker, Vicente Silva, Valci José Goularte, Frederico Ramlow, Serv Augusto Becker, Serv. José Coelho Júnior, Padre Isidro Duarte, Olíbio Hahn, Alfredo Porto, João Jacinto Lohn, Carlos Becker, Vicente Silveita, Major Antonio Campos, Senhor dos Passos, Leopoldo Broering, Nilson Estefano Becker, Jaime Estefano Becker, Maria Turnes Becker.
Bairro Sul do Rio foco abrange as ruas: João Jacinto Machado, João Voges, Augusto Pedro Schmitz, Manoel Emílio Campos, Frei Benedito, São Sebastião, Longino Turnes, Serv Quarenta e Seis.
Bairro Varginha foco abrange as ruas: Procópio Lohn, Serv Domingo Santos, Serv São Roque.

Ressaltando que apesar das ruas citadas é de extrema importante toda a população de todo município seguir as orientações de eliminar materiais que possam acumular água.
Juntos somos mais fortes
Secretaria Municipal da Saúde