Coleta seletiva de Santo Amaro supera expectativa nos três primeiros meses

O projeto iniciou no dia 28 de outubro do ano passado e recolhe cerca de 40 toneladas por mês

A coleta seletiva de Santo Amaro da Imperatriz superou, nos três primeiros meses, a expectativa da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O recolhimento dos resíduos recicláveis iniciou no dia 28 de outubro do ano passado e já soma cerca de 40 toneladas mensais, sendo que a ideia inicial era recolher 35 toneladas nos seis primeiros meses de projeto.

Para incentivar a população santoamarense a tomar atitudes sustentáveis e promover a conscientização dos impactos ao meio ambiente, a Administração Municipal contratou, por meio de licitação, a Empresa Recicle Aqui, que realiza a coleta de resíduos recicláveis de segunda a sexta, a partir das 7h.

O prefeito Edésio Justen destaca a importância de reciclar e pede aos cidadãos que façam a sua parte. “A Prefeitura cumpriu o compromisso e implantou a coleta seletiva, mas a população precisa se conscientizar para juntos construirmos uma cidade limpa e sustentável”, afirma o prefeito.

Na segunda-feira, o caminhão passa pelos bairros Taquaras, Varginha, Sítio de Dentro, São Francisco de Assis e Vila Becker. Na terça, no Morro dos Ventura, Estrada Velha, Fabrício, Santana e Canto dos Mainolfo. Na quarta, a coleta acontece no Pagará, Calemba, Santo Anjo, Nossa Sra. De Lourdes e Vargem dos Pinheiros. Na quinta-feira, no Sul do Rio, Vila Santana, Combatá e Braço São João. Na sexta, os resíduos são recolhidos em Caldas da Imperatriz, Poço Fundo, Vargem do Braço e Vargem Grande. No Centro da cidade, o caminhão passa nas terças e sextas-feiras, a partir das 9h.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Paulo da Cunha, a avaliação dos três primeiros meses de coleta é positiva. “Já ultrapassamos a meta e estamos adequando o projeto de acordo com as necessidades. Pedimos paciência e compreensão aos moradores nesta etapa de implementação e contamos com o apoio dos cidadãos para separar os resíduos e dar o destino adequado”, salienta o secretário.

Outra iniciativa do município que prevê a sustentabilidade é a entrega voluntária de óleo de cozinha. Os moradores podem entregar o recipiente em qualquer escola municipal de Santo Amaro, evitando que o descarte do produto ocorra de forma irregular e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura ressalta ainda que além de minimizar os danos à natureza e proporcionar saúde aos cidadãos, a coleta seletiva diminuiu os gastos públicos. O valor investido no aterro sanitário era maior que a arrecadação de impostos de resíduos. A iniciativa prevê a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do município, evitando poluição e proporcionando saúde e qualidade de vida aos moradores de Santo Amaro da Imperatriz.