Inseminação artificial e melhoramento genético

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, implantará um programa de inseminação artificial e melhoramento genético para garantir criação de animais com qualidade e proporcionar maior lucratividade aos agricultores, fortalecendo a agricultura do município.
O secretário de Agricultura, Douglas Machado, e o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Adriano de Medeiros Caldas, estiveram em Major Gercino, na manhã desta quinta-feira (4), para conhecer o programa de inseminação artificial e melhoramento genético do município, que tem trazido bons resultados aos agricultores. Os secretários de Santo Amaro foram recebidos pelo prefeito de Major Gercino, Valmor Kammers; pelo secretário de Planejamento, Rui Hoss; e pelo secretário de Agricultura, Valdecir Marchi.
Segundo o secretário Douglas Machado, a Prefeitura de Santo Amaro implantará o programa de inseminação artificial e melhoramento genético para contribuir com a qualidade dos animais do município. “Estamos finalizando o projeto e, em breve, divulgaremos como funcionará a iniciativa, que busca dar oportunidade às famílias agricultoras de Santo Amaro de criarem animais de qualidade na propriedade rural, proporcionando aumento de produtividade e mais lucro aos produtores rurais”, explica Douglas Machado.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Adriano de Medeiros Caldas, afirma que o investimento para implementar o programa é baixo, considerando os resultados positivos para o município e os benefícios para o agricultor.
Santo Amaro conta com uma diversidade de culturas agrícolas, entre elas produção de hortaliças e criação de gado leiteiro e de corte. A iniciativa de inseminar artificialmente e melhorar a genética das raças bovinas proporcionará mais leite e maior ganho de peso, aumentando a produção e gerando mais renda à Agricultura Familiar.