Reforço para a agricultura de Santo Amaro

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, firmou uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para dar oportunidade aos estudantes de agronomia, contribuindo com o desenvolvimento das atividades agrícolas do município.

O técnico em agronegócio Matheus Oldenburg, de 26 anos, que está cursando a 9ª fase do curso de agronomia da UFSC, iniciou o estágio na Secretaria de Agricultura nesta segunda-feira (1º) e foi recebido pelo prefeito Edésio Justen; pelo secretário de Agricultura, Douglas Machado; e pelo secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Adriano de Medeiros Caldas.

Sem custo para o município, o estagiário Matheus Oldenburg auxiliará os agricultores de Santo Amaro com extensão rural e assistência técnica. “Acredito que será uma experiência muito enriquecedora. Na Universidade aprendemos muita teoria e acredito que vou poder aprender muito a campo, pois o agricultor tem um conhecimento muito vasto. Quero colaborar com a agricultura do município e contribuir com informações que melhorem as atividades do agricultor”, afirmou Matheus Oldenburg.

O secretário de Agricultura, Douglas Machado, adiantou que novos projetos com a UFSC e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) serão implantados no município para garantir que a agricultura receba a atenção que merece. “Além das parcerias com as instituições de ensino, estamos organizando um dia de campo sobre análise de solo, recomendação de adubação e calagem para os agricultores de Santo Amaro”, explicou Douglas Machado.
Entre as parcerias estão o projeto de assistência técnica durante a disciplina de nutrição animal, ministrada pelo professor da UFSC Dr. Ricardo kazama; o projeto de assistência técnica e gerencial para Agricultura Familiar (Ateg), do Senar; e os programas da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca como o Programa Terra Boa (Calcário), kit forragem e kit apicultura.

Na ocasião, o prefeito Edésio Justen ressaltou a importância de firmar parcerias com entidades que proporcionem melhorias no campo e qualidade de vida aos produtores rurais, fortalecendo a agricultura de Santo Amaro da Imperatriz. “Estamos trabalhando para oferecer melhores condições de vida e de trabalho às famílias agricultoras do nosso município que são responsáveis por produzir os alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias”, garantiu Edésio Justen.

Também participaram da reunião o engenheiro agrônomo da Epagri Edson de Quadra e o diretor de Agricultura de Santo Amaro, Fernando da Rosa.