09 de Novembro de 2018
Rio Cubatão finalmente receberá estudo de contenção às cheias

A prefeitura municipal de Santo Amaro da Imperatriz, por meio da Defesa Civil Municipal, acaba de receber a excelente notícia vinda de Brasília: o rio Cubatão finalmente terá um estudo técnico de prevenção às cheias e desassoreamento.

O ministério da Integração Nacional, via secretaria nacional da Proteção e Defesa Civil, irá assinar o Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o município. O objetivo é realizar um estudo de análise e diagnóstico dos pontos vulneráveis e traçar o início do Plano Municipal de Contingência às cheias.
Santo Amaro da Imperatriz é uma cidade que tem em sua História várias passagens tristes pelas enchentes no Cubatão e seus afluentes.
O Estudo Técnico e o Plano de Contingência, eram antigas reinvindicações do município e, que a partir da próxima terça-feira (13), começará a se transformar em realidade.
Os recursos estão garantidos e são da ordem de R$ 1 milhão, repassados diretamente à UFSC, que com sua equipe técnica de qualidade irrepreensível, será responsável pelos trabalhos e estudos, juntamente com a equipe da prefeitura.
Ainda há mais uma boa nova: mais de R$ 400.000,00, estão garantidos para mais uma etapa de enrocamento do rio Cubatão, já em fase de licitação.