Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Joaquim Paulo da Cunha

(48) 3245-4300

meioambiente@santoamaro.sc.gov.br

Endereço: Praça Governador Ivo Silveira, 306 - Centro - Santo Amaro da Imperatriz/SC

2017 criamos um cenário para num futuro breve, sermos reconhecidos pelos avanços obtidos na gestão ambiental. Este relatório anual com as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico eMeio Ambiente, uma nova secretaria bastante fortalecida, com banco de dados completamente atualizado, informações e relatos que apontam neste sentido.

 

Prestar contas é dever do gestor público, motivo pelo qual esta pasta ambiental desde já se coloca à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

 

Coleta seletiva

Trabalhamos arduamente neste projeto cerca de três meses, onde recebemos várias cooperativas e empresas, mostrando suas propostas de trabalho.O projeto já recebeu o parecer jurídico, entrará em 2018 na fase licitatória e logo colocaremos em prática, este projeto é um marco histórico no município de Santo Amaro da Imperatriz,agora sim, totalmente ajustado às premissas legais e ambientais. Com o empenho da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, estamos conseguindo excutá-lo, esse projeto que é um dos compromissos da prefeitura com a população santoamarense, que será beneficiada com a melhora da qualidade de vida e saúde e na economia com os gastos públicos, assim diminuindo o valor pago para o aterro sanitário que hoje supera a arrecadação de impostos cobrados pelo mesmo,ajudando na não poluição do Meio Ambiente, água e solo da nossa região, que é muito importante para o desenvolvimento econômico do município e crescimento ordenado.

 

Participaçãoativa do comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão

A prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz através daSecretaria Municipal do MeioAmbiente,está participando ativamente de reuniões,capacitações e demais eventos, envolvendo o Comitê de Bacia do Rio Cubatão, e possui cadeira como entidade-membro do Comitê, assim podendo ajudar a construir o Plano da Bacia Hidrográfica, com isso melhorando a qualidade e a quantidade de águas para as gerações futuras do nosso município e demais regiões.


Participação ativa do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Essa participação é de grande importância para o município, e para experiência dos envolvidos com a Secretaria do Meio Ambiente de Santo Amaro da Imperatriz, também é um grande marco para o estado de Santa Catarina, tentando achar soluções para os problemas do estado com os resíduos sólidos.

 A secretaria de Meio ambiente esta presente nos encontros, estamos agora no terceiro encontro, em fevereiro será o quarto, com isso trazemos novas experiências para o nosso município no assunto de resíduos sólidos.

 

Realização de Blitz ecológica no dia da arvore, com participação do projeto monitores ambientais mirins

Nesta participação que envolve a educação ambiental nas escolas e com a população de Santo Amaro da Imperatriz, trazendo jovens do município à conscientização ambiental, participamos nas blitz ambientais com doação de mais de 500 mudas de árvores nativas e frutíferas.Fizemos mutirão de limpezas nas vias públicas e rios do município e, para encerar o ano, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma decida de rafting no Rio Cubatão junto com a GESA, ATIVA RAFTING, MONITORESAMBIENTAIS MIRINS E SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE.

 

Fiscalização do Rio Cubatão por meio de botes infláveis com parceria da Ativa Rafting.

Esse é um novo jeito que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e MeioAmbiente optou para fiscalizar o nosso Rio Cubatão com mais eficiência. No decorrer deste ano houve denúncias de vazamentos de óleo diesel no leito do Rio Cubatão, onde obtivemos êxito com a investigação, achando o vazamento que era de uma draga de areia no leito do rio e encaminhando para a solução e punição nas esferas cabíveis.

Com essa fiscalização intensa e direta no leito do rio diminuiremos e muito a poluição das nossas águas.

 

Participação da Feira dos Pequenos Inventores junto à Epagri

Esse projeto incentiva os jovens a estimular suas criatividades através de invenções criativas e inovadoras, com isso a Secretaria do Meio Ambiente se sensibilizou e abraçou a ideia.

Cada ano cresce mais e assim estimulando os jovens a ocuparem seu tempo,podendo com toda certeza seguir um caminho correto com Educação em suas vidas.

 

Projeto compostagem 2017/2018

Neste ano de 2017 nos dedicamos também ao projeto de compostagem, um edital oferecido pelo governo federal, onde foi entregue em mãos pelo prefeito         Edésio Justen, representando a prefeitura, à deputada Federal Geovania de Sá em seu gabinete em Brasília, e enviado via Correios ao Ministério do Meio Ambiente.Também tivemos a parceria de Liagreice (Epagri) e a Diretora da Escola Municipal Augusto Althoff, professora Viviane Pawlick, um dos objetivos desse projeto é a horta comunitária, objetivando diminuir a quantidade  de lixo orgânico no aterro sanitário, assim minimizando as despesas do nosso lixo, aproveitando-o também para fazer adubos e humos para oferecer aos agricultores, e em contra partida doariam frutas e verduras para as creches e escolas do município.

 

Funções Diárias

Atendendo a população santoamarense na questão Ambiental, averiguando denuncias, respondendo Ministério Publico, orientando empresas a trabalharem na forma legal pagando seus impostos, legalizando empresas, fiscalizando para que o município de Santo Amaro da Imperatriz crença o mais ordenadamente possível, nos empenhando ao máximo para atender a população.   

Notícias relacionadas