Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Emanuel Gentile Sala Moraes Caiçara da Silva

(48) 3245-4341

meioambiente@santoamaro.sc.gov.br

Endereço: Praça Governador Ivo Silveira, 306 - Centro - Santo Amaro da Imperatriz/SC

2017 criamos um cenário para num futuro breve, sermos reconhecidos pelos avanços obtidos na gestão ambiental. Este relatório anual com as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, uma nova secretaria bastante fortalecida, com banco de dados completamente atualizado, informações e relatos que apontam neste sentido.

 

Prestar contas é dever do gestor público, motivo pelo qual esta pasta ambiental desde já se coloca à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

 

Coleta seletiva

Trabalhamos arduamente neste projeto cerca de três meses, onde recebemos várias cooperativas e empresas, mostrando suas propostas de trabalho.O projeto já recebeu o parecer jurídico, entrará em 2018 na fase licitatória e logo colocaremos em prática, este projeto é um marco histórico no município de Santo Amaro da Imperatriz,agora sim, totalmente ajustado às premissas legais e ambientais. Com o empenho da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, estamos conseguindo excutá-lo, esse projeto que é um dos compromissos da prefeitura com a população santoamarense, que será beneficiada com a melhora da qualidade de vida e saúde e na economia com os gastos públicos, assim diminuindo o valor pago para o aterro sanitário que hoje supera a arrecadação de impostos cobrados pelo mesmo,ajudando na não poluição do Meio Ambiente, água e solo da nossa região, que é muito importante para o desenvolvimento econômico do município e crescimento ordenado.

 

Participaçãoativa do comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão

A prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz através daSecretaria Municipal do MeioAmbiente,está participando ativamente de reuniões,capacitações e demais eventos, envolvendo o Comitê de Bacia do Rio Cubatão, e possui cadeira como entidade-membro do Comitê, assim podendo ajudar a construir o Plano da Bacia Hidrográfica, com isso melhorando a qualidade e a quantidade de águas para as gerações futuras do nosso município e demais regiões.


Participação ativa do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Essa participação é de grande importância para o município, e para experiência dos envolvidos com a Secretaria do Meio Ambiente de Santo Amaro da Imperatriz, também é um grande marco para o estado de Santa Catarina, tentando achar soluções para os problemas do estado com os resíduos sólidos.

 A secretaria de Meio ambiente esta presente nos encontros, estamos agora no terceiro encontro, em fevereiro será o quarto, com isso trazemos novas experiências para o nosso município no assunto de resíduos sólidos.

 

Realização de Blitz ecológica no dia da arvore, com participação do projeto monitores ambientais mirins

Nesta participação que envolve a educação ambiental nas escolas e com a população de Santo Amaro da Imperatriz, trazendo jovens do município à conscientização ambiental, participamos nas blitz ambientais com doação de mais de 500 mudas de árvores nativas e frutíferas.Fizemos mutirão de limpezas nas vias públicas e rios do município e, para encerar o ano, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma decida de rafting no Rio Cubatão junto com a GESA, ATIVA RAFTING, MONITORESAMBIENTAIS MIRINS E SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE.

 

Fiscalização do Rio Cubatão por meio de botes infláveis com parceria da Ativa Rafting.

Esse é um novo jeito que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e MeioAmbiente optou para fiscalizar o nosso Rio Cubatão com mais eficiência. No decorrer deste ano houve denúncias de vazamentos de óleo diesel no leito do Rio Cubatão, onde obtivemos êxito com a investigação, achando o vazamento que era de uma draga de areia no leito do rio e encaminhando para a solução e punição nas esferas cabíveis.

Com essa fiscalização intensa e direta no leito do rio diminuiremos e muito a poluição das nossas águas.

 

Participação da Feira dos Pequenos Inventores junto à Epagri

Esse projeto incentiva os jovens a estimular suas criatividades através de invenções criativas e inovadoras, com isso a Secretaria do Meio Ambiente se sensibilizou e abraçou a ideia.

Cada ano cresce mais e assim estimulando os jovens a ocuparem seu tempo,podendo com toda certeza seguir um caminho correto com Educação em suas vidas.

 

Projeto compostagem 2017/2018

Neste ano de 2017 nos dedicamos também ao projeto de compostagem, um edital oferecido pelo governo federal, onde foi entregue em mãos pelo prefeito         Edésio Justen, representando a prefeitura, à deputada Federal Geovania de Sá em seu gabinete em Brasília, e enviado via Correios ao Ministério do Meio Ambiente.Também tivemos a parceria de Liagreice (Epagri) e a Diretora da Escola Municipal Augusto Althoff, professora Viviane Pawlick, um dos objetivos desse projeto é a horta comunitária, objetivando diminuir a quantidade  de lixo orgânico no aterro sanitário, assim minimizando as despesas do nosso lixo, aproveitando-o também para fazer adubos e humos para oferecer aos agricultores, e em contra partida doariam frutas e verduras para as creches e escolas do município.

 

Funções Diárias

Atendendo a população santoamarense na questão Ambiental, averiguando denuncias, respondendo Ministério Publico, orientando empresas a trabalharem na forma legal pagando seus impostos, legalizando empresas, fiscalizando para que o município de Santo Amaro da Imperatriz crença o mais ordenadamente possível, nos empenhando ao máximo para atender a população.   

Documentos da Secretaria

Nome Data de Publicação

Nosso site coleta dados por meio de cookies ou navegadores. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade. Eu aceito