I Fórum da Cultura é marco na área
A prefeitura municipal de Santo Amaro da Imperatriz, por meio da secretaria do Turismo e Cultura, realizou o I Fórum da Cultura em Santo Amaro da Imperatriz na tarde deste sábado (10), no auditório anexo ao Conventinho de Frei Hugolino (Convento do Divino Espírito Santo).
O fórum é processo de um projeto ainda maior, que passa pelo construção do Plano Municipal da cultura, um plano plural e participativo e que contará com a colaboração e acompanhamento técnico da GranFpolis, criação do Fundo Municipal da cultura, entre tantas outras atividades e estudos.
Santo Amaro da Imperatriz possuí tratado de Cidade Geminada com as Caldas da Rainha, cidade portuguesa que possuí também toda uma História ligada ao termalismo, à Família Real/Imperial e também ao Culto ao Divino Espírito Santo, entre outras peculiaridades e características em comum. Desta forma, o fórum contou com a presença da vereadora da Cultura das Caldas da Rainha, senhora Maria da Conceição Pereira e também da escultora Umbelina Barros, que discorreram à cerca dos trabalhos desenvolvidos e que são marcantes em nossa cidade irmã na Europa, e a apresentação e entrega simbólica de uma escultura em barro, que ficará em local aberto nas Caldas da Imperatriz, projetada e construída pela escultora portuguesa e nos presenteou. A escultura, em forma de totem, contará com uma coroa (símbolo real/imperial), uma jarra (jorrando água abundante diuturnamente), o símbolo do Espírito Santo (característica das duas cidades), a logomarca dos 200 anos de assinatura do Termo de Estância Hidrotermal das Caldas da Imperatriz e um módulo com o nome das duas cidades com a junção natural e afetiva. "Nenhum Homem pode se considerar livre e completo, se não tiver acesso à Educação e Cultura", frisou a vereadora Maria da Conceição Pereira, ao encerrar seu pronunciamento.
Na sequência foi apresentada o atual panorama da Cultura no município, por parte da secretaria municipal.
A assessora de Projetos Especiais da GranFpolis, Adriana de Souza do Nascimento apresentou as condições e pré-requisitos para o início do Plano Municipal da Cultura e fechando o evento, foi eleito o Conselho Municipal de Política cultural.
Santo Amaro da Imperatriz está se ordenando e preparando em mais esta importante área para os próximos anos e já oportunizando atividades e estudos de forma imediata. Mais uma demanda reprimida de anos saindo do papel e tornando-se realidade pela municipalidade, em parceria com a sociedade civil organizada.
ADENDO MODIFICADOR EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2023 – PROJETOS DE AUDIOVISUAL
ADENDO MODIFICADOR EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2023 – PROJETOS DE DEMAIS ÁREAS
Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz notifica familiares para regularização de sepulturas abandonadas
PARECERES
ATAS
REGIMENTO INTERNO
IPTU 2022
Processo de Seleção EFPC
AUDIÊNCIA PLANO DIRETOR
Concurso Regional de Arte e Foto Caminho da Mata Atlântica